Replicação – Como configurar o Publicador no SQL Server

Um manual prático para tecnologia e serviços

Replicação – Como configurar o Publicador no SQL Server

This entry is part [part not set] of 4 in the series Replicação SQL Server
Tempo de leitura: 4 minutos
Rate this post

Oi, gente! 🙂

Continuando com replicação no SQL Server, vamos aprender a configurar uma publicação. Se você não está acompanhando a série (clique aqui para ver mais), uma publicação consiste no conjunto de artigos que desejamos replicar. Antes, definimos o publicador, que é nosso banco de dados origem e responsável pela disponibilidade dos dados, também chamado de editor.

Criando uma Publicação

Conecte-se à instância do SQL Server, expanda a aba ‘Replication’ clique com o botão direito em cima de ‘Local Publications’ e selecione ‘New Publication’:

Irá abrir o assistente da Publicação, clique em ‘Next’:

Agora iremos definir a base de dados que iremos utilizar como editor, no meu caso ‘TESTEPUBMERGE’. Selecionado o banco, clique em ‘Next’:

Aqui escolhemos o tipo de publicação que iremos trabalhar, falei brevemente sobre as principais no primeiro post. Entenda a necessidade do seu ambiente para saber qual é a mais adequada. Selecionei merge pois é a mais utilizada nos ambientes em que sou responsável. Clique em ‘Next’:

Defina a versão do SQL Server do assinante. O assinante é nosso banco de dados destino. Selecione e clique em ‘Next’:

Agora iremos escolher os artigos que iremos publicar. Podemos também definir as propriedades de cada um, mas falaremos sobre elas nos próximos posts. Selecione os objetos e clique em ‘Next’:

Para gerenciar os dados na replicação, é necessário um valor exclusivo para cada linha de uma tabela publicada, assim é possível identificar quais alterações ainda não foram replicadas e enviá-las ao assinante. A replicação de mesclagem adiciona a cada tabela uma coluna do tipo Uniqueidentifier, denominada ‘ROWGUID’. Clique em‘Next’:

É possível criar filtros dos dados a serem replicados através de consultas T-SQL. Dessa forma apenas as linhas e colunas nele contidas farão parte da publicação e serão enviadas ao assinante. Se deseja enviar todos os dados da tabela, basta clicar em ‘Next’, ou defina os filtros de acordo com sua necessidade:

Especifique quando executar o Snapshot Agent. Ele pode ser executado imediatamente ou podemos deixar agendado. Por padrão o SQL Server define a execução a cada 14 dias. Expliquei sobre ele no primeiro post. Nesse caso, iremos criar um imediatamente e desabilitar a opção de agendamentos. Clique em ‘Next’:

Clique em ‘Security Settings’ para configurar a conta do Agent:

Defina a conta a ser utilizada para execução do Snapshot Agent e clique em ‘OK’. e ‘Next’:

Podemos criar a publicação e/ou gerar um script com todas as etapas. Hoje iremos criar pelo assistente, mas estou disponibilizando o arquivo caso tenham interesse. Clique em ‘Next’:

Defina o nome da sua publicação, no meu caso escolhi ‘PUB_TST’. Repare que abaixo estão todas as informações passadas anteriormente. Após confirmá-las, clique em ‘Finish’:

Publicação criada!

Para confirmar vá em ‘Replication’ e expanda ‘Local Publications’:

Nos próximos posts iremos dar continuidade na série.

Caso tenha alguma observação ou dúvida, só entrar em contato!

Referências:

https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/replication/sql-server-replication?view=sql-server-2017

https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/replication/tutorial-preparing-the-server-for-replication?view=sql-server-2017

https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/replication/replication-backward-compatibility?view=sql-server-2017

Series Navigation

Nenhum comentário

Deixe uma resposta